sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A 'SENSACIONAL' LISTA DE BRETT

*Contém spoilers

O livro da semana foi "A Lista de Brett" (Verus Editora) da Lori Nelson Spielman e confesso que a autora me surpreendeu muito, de uma forma positiva, em seu primeiro título.
Já fazia algum tempo que o livro estava na minha lista de próximos livros à ler, mas com a correria da faculdade e depois de final de faculdade (acho que já reparou que amo dar essa desculpa para tudo que deixei de fazer. já está ficando vergonhoso, rsrs) acabei deixando só para agora e...
"A lista de Brett" acabou de entrar para a lista de Livros Nota 10!!


O livro conta a história de como um testamento mudou a rota da vida terrível na qual Brett Bohlinger se meteu.
Aparentemente, como a sinopse do livro diz, Brett tem uma vida linda, é diretora de Marketing da Cosméticos Bohlinger, namora um advogado bonitão e mora num lindo apartamento. Mas a mãe de Brett parece não achar isso suficiente, pois deixa para a filha um último desejo, para que ela receba sua parte na herança: completar uma lista "boba" de sonhos, que ela fez há uns 20 anos atrás, em "apenas" um ano.

"Minhas metas de vida
1 - Ter um filho, talvez dois
6 - Ter um cachorro
9 - Continuar amiga da Carrie Newsome para sempre!
12 - Ajudar os pobres
13 - Ter uma casa bem legal
14 - Ter um cavalo
17 - Me apaixonar
18 - Fazer uma apresentação ao vivo em um palco imenso
19 - Ter um bom relacionamento com meu pai
20 - Ser uma professora maravilhosa!"

*(as 10 metas que transcrevi são aquelas que Brett ainda não havia realizado e que a mãe desejou que ela realizasse para receber a herança)

"... Você pode imaginar como fiquei feliz quando a abri e descobri que você tinha uma lista de sonhos. Não sei ao certo por qual motivo você a jogou fora, porque eu a achei adorável. - Elizabeth Bohlinger"

No início Brett reluta em ir atrás de suas metas, mas ao não herdar a presidência da Cosméticos Bohlinger e ainda por cima, ser demitida de sua função por ordem da mãe, ela resolve tentar alcançar as metas. Brett, sua cunhada e amiga Shelley e sua nova amiga Megan traçam um plano para alcançar as metas rapidamente e de forma leviana, digamos assim, porém ao começar sua jornada para alcançar a tão sonhada herança, Brett vai se redescobrindo, ou melhor, vai encontrando a garota maravilhosa que existe dentro dela, mas que havia sido sufocada pela pressão da vida adulta. 

"... você me disse que sonhos eram coisa para os tolos. - Elizabeth Bohlinger"

A cada meta realizada, Brad Midar (o advogado contratado para tratar do espólio de Elizabeth Bohlinger) lê uma carta deixada para Brett. O impressionante é que através das cartas é possível perceber que a mãe, mesmo com câncer terminal, elaborou minuciosamente um plano para que a filha se reencontrasse. 

"... tome conta do seu vira-lata - é um vira-lata não é? Você vai deixar que seu cãozinho durma lá em cima?... - Elizabeth Bohlinger"

O final é ainda mais surpreendente, pois passamos o livro todo rindo, chorando, nos emocionando com a indecisão do coração de Brett e apesar da meta 17 ter sido "resolvida" de forma equivocada duas vezes durante a história, é só no último capítulo que percebemos que o amor da vida de Brett estava mais próximo do que ela, e até nós leitores, pudemos imaginar. 

"... estou procurando por aquele tipo de amor que faz parar o coração, que nos faz dizer 'Eu morreria por você' - Elizabeth Bohlinger"

Ao finalizar a história, que não é de magia, mas nos traz aquele desejo de transformação, me lembro daquele post "FACULDADE ACABANDO, E AGORA?! PARTE 3" que escrevi alguns meses atrás, quando disse que voltaria para minha cidade para ver se encontrava a garota forte e corajosa que um dia eu fui...

"... continue se obrigando a fazer coisas que lhe dão medo, querida. - Elizabeth Bohlinger"

Talvez ainda exista uma chance para cada um de nós, só precisamos acordar para a vida antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário